HISTÓRICOS:



HISTÓRICO DO PT 

A estrela brilhou oficialmente no Brasil, em fevereiro de 1980, data da fundação do Partido dos Trabalhadores. A época era de intensa mobilização social. A população saía às ruas pedindo por liberdade democrática. Já havia estourado a onda de greves pelo país. Os trabalhadores sabiam que até para obter melhorias salariais era preciso enfrentar a ditadura. 

Começava a pintar no Brasil as novas cores da – lenta e gradual – abertura. As pressões populares empurravam o Brasil para longe da ditadura militar, que dava seus últimos suspiros. O Brasil começava a subir os degraus dos porões. Então, o governo tentou mais um golpe, em desesperada tentativa de não perder o comando político. Em dezembro de 1979, o regime anunciou as regras da reforma partidária. Uma tentativa de desagregar as forças oposicionistas.

Mas, o governo – no excesso de confiança em suas negociatas – foi surpreendido com o nascimento de um partido originado no cerne dos autênticos desejos populares. O PT, de forma independente, nasceu da soma de vários setores sociais. A voz da liberdade política estava falando ao povo brasileiro. Sindicalistas membros da Igreja Progressista, lideranças democráticas e populares, marxistas independentes, artistas, intelectuais, e outros sobreviventes do regime militar participaram na construção do novo partido: PT o Partido dos Trabalhadores.

Em 13 de outubro de 1979, o movimento pró-fundação do PT aprovou uma declaração política. Em 10 de fevereiro de 1980, a Comissão Provisória Nacional, em São Paulo, aprovou o Manifesto do Partido dos Trabalhadores. Em 31 de maio e 1º de junho de 1980 o PT aprovou o seu estatuto.

Uma estrela de origem simples e forjada na luta e nos anseios populares. Uma estrela que brilha com as cores da justiça social e da esperança. Uma estrela com uma trajetória de perdas e conquistas. De muito aprendizado.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates